Comunicação, lógica e senso crítico são apenas algumas das aptidões que estão diretamente relacionadas com o pensamento estruturado. Não à toa, essa é uma das mais importantes competências de que crianças e adolescentes precisam para superar os desafios do dia a dia. Isso, porque ele afeta a construção do conhecimento e a socialização.

Assim, é relevante que responsáveis e educadores promovam oportunidades de aprimorá-lo em casa e na escola desde cedo, para que gere efeitos positivos nas trajetórias de vida das crianças e dos jovens. O primeiro passo nessa jornada é compreender o que é o pensamento estruturado e seus impactos.

Continue a leitura para saber mais a respeito disso!

De que o pensamento estruturado depende para funcionar?

Separar, classificar, ordenar e organizar as ideias para serem melhor compreendidas, analisadas ou expressadas constituem uma habilidade tão básica quanto impactante. Afinal, ela permite ter clareza sobre o cenário que se apresenta e focar na busca por respostas para resolver problemas ou tomar decisões.

Logo, o pensamento estruturado é a capacidade mental de colocar cada elemento em seu lugar, dentro de um raciocínio coerente. Na prática, seu funcionamento envolve identificar padrões e relações entre os pontos que compõem o panorama sob avaliação, o que facilita a priorização dos aspectos mais relevantes na busca por caminhos a seguir.

Por um lado, esse processo exige lógica para dar sentido a contextos, percepções, informações, argumentos e outros estímulos. Por outro, requer adaptar a abordagem conforme possíveis mudanças acontecem ou novos fatores entram em cena.

Qual sua importância durante a vida?

O desenvolvimento de habilidades cognitivas e executivas está em foco. Por trás disso, há o crescimento da sua relevância à medida que a sociedade se torna mais complexa e o dia a dia demanda mais das pessoas, tanto em questões práticas quanto em suas interações.

Assim, a verdadeira importância do pensamento estruturado é que ele prepara as pessoas para se relacionarem adequadamente dentro desse contexto. Investir em seu desenvolvimento desde cedo permite que crianças e adolescentes tenham meios de lidar com aspectos relevantes e de responder a desafios que serão frequentes durante toda a sua vida. Veja alguns desses desafios!

Planejamento

A habilidade de organizar de maneira lógica e objetiva as ações necessárias para atingir determinado resultado é o que permite resolver problemas desafiadores ou realizar atividades complexas.

Isso agrega resultados positivos em todas as áreas da vida. No período escolar, ajuda crianças e adolescentes a terem autonomia para lidar com compromissos. Na idade adulta, é útil diante das múltiplas demandas que carreira e responsabilidades pessoais trazem.

Nesse cenário, o pensamento estruturado é uma base sólida para a construção de planos mais eficazes e centrados nos objetivos pretendidos. A começar por ser um recurso relevante para a compreensão completa de um panorama, facilitando que se priorize o que deve ser feito e que seja possível a divisão de uma grande meta em etapas.

Gerenciamento da pressão existente na rotina moderna

A necessidade de se lidar com cada vez mais informação e estímulos é um bom exemplo dos motivos pelos quais as situações do dia a dia têm se intensificado, a ponto de se tornarem desafiadoras. Para ter essa compreensão, basta ver o quanto a rotina moderna exerce uma pressão diária sobre nós.

Frente a essa questão, estruturar os pensamentos se torna importante para entender quais circunstâncias são problemas reais e quais são meras percepções negativas. Outro benefício do pensamento estruturado é conseguir dividir o que se apresenta em partes menores, que são mais facilmente gerenciáveis.

Resolução de problemas

O pensamento estruturado possibilita organizar os fatores que compõem um panorama. Portanto, ele é um meio bastante prático de compreender causas e efeitos por trás de algo. Tal análise é um passo central para elencar soluções cabíveis e viáveis, facilitando a resolução de problemas.

Tomada de decisão

Uma boa escolha só pode ser feita se houver embasamento e esclarecimento. A ideia que suporta isso é simples: se algum aspecto for desconsiderado ou mal-entendido, a decisão pode não trazer os resultados esperados.

Assim, cabe buscarmos meios para realizar essa avaliação da melhor forma. Entre eles, a proposta de estruturar os pensamentos se diferencia por possibilitar que todos os fatores sejam organizados e relacionados.

Desenvolvimento da criatividade

Um mecanismo tão racional pode não estar obviamente ligado à capacidade lúdica de criar. Entretanto, é preciso estrutura para avaliar se uma ideia é realizável e entender como colocá-la em prática. Ou seja, a criatividade não é só uma concepção; sua viabilidade também é fundamental.

Aprendizado

Assimilar novas informações, relacioná-las com os saberes prévios e organizá-las para que componham um novo conhecimento tende a ser um processo mais efetivo se embasado no pensamento estruturado. Assim sendo, o aprendizado pode ser otimizado por essa habilidade.

Como ajudar a criança ou o adolescente a desenvolver o pensamento estruturado?

É possível treinar para aprender habilidades cognitivas e torná-las orgânicas. Em crianças e adolescentes, isso passa pelo apoio, tanto dos pais quanto dos educadores. Basicamente, são necessárias oportunidades para desenvolver e exercitar essas competências na prática.

O pensamento estruturado não foge disso. Uma dica é utilizar situações reais, histórias ou jogos de simulação para essa finalidade. Nesses momentos, o papel dos adultos é provocar a reflexão e estimular a criança ou o jovem a realizar processos mentais, como:

  • definir com clareza o problema;
  • elencar seus fatores de influência;
  • pensar em possíveis soluções;
  • imaginar os cenários e as consequências de cada solução.

Vale notar que essas medidas ajudam não apenas a assimilar o método. Elas ainda permitem outros condicionamentos úteis, como otimizar o foco para evitar divagações e aprimorar a adaptabilidade diante dos novos pontos que são introduzidos na jornada.

A comunicação e a linguagem também exercem funções relevantes nesse processo. Afinal, é preciso saber nomear e explicar o que está sendo analisado para que as ideias fiquem realmente ordenadas. Desse modo, o incentivo à leitura é outra ação preponderante.

Por fim, é relevante planejar atividades cada vez mais desafiadoras, conforme os filhos amadurecem, possibilitando que eles apliquem essa capacidade em circunstâncias mais complexas, tornando-se assim sujeitos mais autônomos e críticos.

Promover o desenvolvimento do pensamento estruturado desde cedo tem muitas vantagens. Além de útil para instrumentalizar crianças e adolescentes em um conjunto de habilidades relacionadas, essa capacidade é relevante para se lidar com os desafios da vida moderna, como constatamos com essa leitura.

Quer mais informações importantes na área da Educação? Então, é só nos seguir no Facebook, no Instagram e no YouTube!