A importância da música na escola para o processo de ensino-aprendizagem

A utilização da música nas escolas como ferramenta de estímulo e engajamento é amplamente estudada. Essa interação pode se dar das mais diversas maneiras. Letras de canções podem ser utilizadas nas aulas de interpretação de texto, por exemplo. Oficinas de música e atividades de instrumentalização promovem a integração entre os alunos no ambiente escolar e favorecem a aprendizagem. A música pode ser um poderoso instrumento para instigar a criatividade, ao mesmo tempo em que promove a organização e a disciplina.

Se você é uma pessoa que gosta de música, conhece seu poder de melhorar diversos aspectos da nossa vida. Fizemos uma lista com diferentes formas de como a música pode enriquecer o processo de aprendizagem.

Música na sala de aula: uma experiência sensorial

A estimulação sensorial dos estudantes é uma das principais contribuições que a música pode oferecer ao processo de ensino-aprendizagem. Independentemente da abordagem, a música promove e aprimora as habilidades de compreensão, representação, descrição e observação.

Isso fica ainda mais aflorado quando falamos de criação musical. A experimentação de diferentes instrumentos musicais na escola pode trazer à tona talentos até então desconhecidos. Além disso, o desenvolvimento do senso de “saber-fazer” é muito relevante para o desenvolvimento pedagógico.

Esses talentos e habilidades são aplicados não somente no aprimoramento das aptidões musicais do estudante, mas também no processo de aprendizado de diferentes componentes curriculares. Aquele aluno com o ouvido bem treinado para a interpretação de letras musicais certamente será um leitor atento e um cidadão crítico no futuro.

De olho na letra

Você que gosta de música sabe que a interpretação de letras é um universo riquíssimo. Tanto em português como em outros idiomas, a análise de canções oferece um vasto campo de atuação para professores abordarem temas explorando significados, metáforas, novos conceitos e vocabulário.

Assuntos relevantes, como: cultura, política, educação, ecologia, gênero e relações interpessoais podem ser introduzidos em sala de aula por meio da música. Boas canções podem ser uma grande fonte de conteúdo e o ponto de partida para discussões importantes. O professor age como um mediador, selecionando opções adequadas e com potencial de aprendizado para seus alunos.

Contextualizando obras importantes

A utilização de música em sala de aula vai muito além do estudo de letras e cifras. As aulas de Geografia e de História podem ser muito enriquecidas com a análise e a contextualização de diferentes artistas e gêneros. Isso acontece porque a música traz em si todo um contexto social e temporal no qual está inserida, sendo influenciada por movimentos sociais, pela cultura regional, pelo folclore e pela biografia de seus compositores e intérpretes. Tudo isso também faz parte do estudo musical, oferecendo uma série de novas camadas ao processo de aprendizagem e proporcionando novas conexões entre ideias e temas de estudo.

Música é matemática

A intrínseca relação entre música e matemática é amplamente estudada. Todo o ferramental utilizado para elaborar cifras e partituras é baseado em equações aritméticas e elementos do raciocínio matemático, como repetições, escalas, padrões, adequação de tom, coerências, tríades e dicotomias.

O desenvolvimento de habilidades musicais pode trazer uma série de benefícios para o processo de ensino e aprendizagem da matemática. A prática constante com estruturas pré-definidas de estilo e construção lógica de sentido acaba tendo impacto positivo na assimilação de fórmulas, truísmos e outros raciocínios lógicos.

A música como ferramenta de integração

O estudo musical em sala de aula também pode proporcionar valiosas oportunidades de interação e cooperação entre alunos. A música tem uma forte origem coletiva, unindo pessoas e construindo sólidos laços de cooperação e amizade. Apesar dos solos, o mais comum é que a música seja composta e executada em grupo, com todos cooperando para atingir o melhor resultado possível. Além disso, há uma série de outras possibilidades de integração para os estudantes, como a identificação de gostos musicais em comum e a formação de grupos de interesse.

Engajamento pela música

Os professores sabem bem que a condução de oficinas musicais na escola sempre instiga e engaja os estudantes. Isso é normal e esperado. Em uma realidade com cada vez mais estímulos e atrativos com alto potencial para tirar a atenção dos alunos, essas ocasiões que proporcionam uma abordagem inovadora para a relação entre estudantes e os professores são bem-vindas e tornam o processo de ensino e aprendizagem mais atraentes.

A música naturalmente atrai a atenção e o interesse de crianças e jovens, contribuindo muito para o aumento da concentração e do foco durante a aula, além de proporcionar uma oportunidade de o aluno agir ativamente no seu processo de aprendizagem. Isso é muito positivo, pois faz com que a relação entre os estudantes e o professor possa extrapolar o sistema tradicional de verticalidade hierárquica, no qual um aprende e o outro ensina, para evoluir para uma construção conjunta do conhecimento. É consenso entre educadores e pesquisadores que essa relação deve ser horizontal.

Descobrindo gostos pessoais

Você se lembra de quando começou a descobrir seus artistas e bandas preferidas? A música pode contribuir de forma muito valiosa para que seu filho comece a descobrir e desenvolver seus gostos e preferências pessoais. Escolher o instrumento musical preferido e identificar os ritmos de que mais gosta contribuem para o desenvolvimento do senso de individualidade. Isso é um importante estímulo para a autonomia dos alunos, contribuindo para a caracterização de escolhas acadêmicas e profissionais ao longo do processo pedagógico.

A música como motor da criatividade

A música é uma das expressões humanas mais antigas, sendo uma das primeiras formas de os seres humanos manifestarem suas subjetividades e deixarem aflorar sua criatividade. Deixe que a música seja o motor da criatividade do seu filho, estimulando o desenvolvimento de sua imaginação e de sua capacidade de inovação.

A sociedade valoriza cada vez mais pessoas inovadoras, capazes de pensar de maneiras alternativas por meio de novas perspectivas. A inovação é fruto da imaginação e da criatividade, e a música é uma excelente maneira de explorar essas habilidades, permitindo que o estudante seja exposto ao diferente, possibilitando que ele sempre explore novas possibilidades.

Não deixe de seguir a nossa página no Facebook para ter acesso a conteúdos como esse!